Há aqueles que dizem que os mais jovem levam minutos, quiçá segundos para definirem certezas e caminhos novos. A maturidade traz a lembrança das dores vividas pela imprudência ou impulsividade, MAS também nos lembra a alegria e satisfação trazida pelos belos acertos e, por isso, faz o tempo para a tomada das decisões ser longo, complexo, tomado por mistério e incerteza. Cada lembrança é uma marcação que se faz no caminho, tal qual João e Maria que, sabendo por onde andaram tinham direção para voltar para a casa, cada pedra era uma lembrança do caminho já trilhado, assim somos nós: marcamos o caminho até chegarmos ao destino que conduz a melhor escolha.
Cada marcação traz lembrança dos cheiros na floresta, dos cantos dos pássaros, do barulho do rio, dos sons intrigantes, talvez misteriosos, do arrepio de medo e da felicidade por encontrar o destino almejado. O caminho é tão importante quanto o destino. Ele nos orienta de qual forma manter a caminhada e por onde não passar nunca mais.
Embora haja dor, certo é que não se pode prosseguir sem decidir. Se decidir dói, não decidir dói mais. Alguém disse que descobriu “na jornada da vida que o mais importante é o decidir”. Cora Coralina disse para os que se intimidam e amedrontam diante dos sofrimentos que a vida causa, que: “Se a gente cresce com os golpes duros da vida, também podemos crescer com os toques suaves na alma”. Se há sabedoria nas palavras lidas, então há motivos para sorrir e escolher por novos caminhos.
Compartilho com os que tem o coração angustiado as resoluções que escrevi, não para um ano que é novo, mas para um coração que quer ser renovado a esmiuçado quantas vezes forem necessárias, até que ele aprenda o que de fato importa. É verdade que aquele que promete trilhar esse caminho com a gente, promete também não desistir de nós, nos ama muito mais do que nós a nós mesmos.
Resoluções para 2017 VIDA!
1 – orar mais “Se Deus permitir, farei isso, aquilo e aquilo ali…”
2 – caminhar com meus cachorros
3 – viver com os pés descalços no chão! (da vida, alma, pensamentos e meu quintal)
4 – comer mais daquilo que Deus fez!
5 – caminhar na jornada do auto-conhecimento “conhece-te; aceita-te; supera-te” AGOSTINHO
6 – saciar em Deus a fome de Deus
7 – escrever! ESCREVER =)
8 – Desglamourizar a procrastinação! “se há tempo, faça!”
9 – valorizar mais os relacionamentos REAIS, não as redes sociais.
10 – refletir e PERDOAR
11 – só o AMOR cura
12 – investir tempo naquilo que amo fazer: cantar, escrever, ler e aprender música!
13 – amar a minha família ❤
14 – gastar dinheiro só no que for necessário
15 – ser CORAJOSA
Uma vida de coragem para tomar decisões é o que desejo a você!
Um comentário em “Das decisões”